Como funciona o sistema de consórcio?

Como funciona o sistema de consórcio

Precisa de uma alternativa viável para adquirir bens ou serviços? Entenda como funciona o sistema de consórcio e saiba como utilizá-lo da melhor forma.

Consórcio é uma modalidade de compra que se baseia na união de um grupo de pessoas – sejam elas físicas ou jurídicas – que pretendem formar uma poupança para adquirir bens ou serviços.

Sendo assim, quem forma essas parcerias é uma instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil. Além disso, a modalidade surgiu no Brasil nos anos 60, quando a indústria automobilística teve sua instalação no país.

Entenda como funciona o sistema de consórcio com as informações abaixo.

Como funciona o sistema de consórcio?

Normalmente, é criado um fundo comum para os participantes do consórcio. Esse valor é obtido de acordo com a disponibilidade do caixa.

Assim, acontece um sorteio com os participantes para utilizar o valor combinado. Isso acontece independente do número de parcelas que tenha pagado. Nesse sentido, todos os participantes do grupo possuem o mesmo direito de utilizar o crédito.  Assim, a contemplação pode ser no primeiro ao último mês e não se pode prever a data.

Há duas formas de ser contemplado:

Sorteios

O sorteio geralmente é forma contemplação mais usada em consórcios. Assim, há dois números que se referem ao grupo e à cota. Para tirá-los, basta utilizar as bolinhas numeradas, que são colocadas dentro de globos giratórios.

A quantidade de bolinhas depende do número de participantes. Porém, é preciso que a instituição tenha o dinheiro necessário para comprar o bem.

Lances

Os lances são feitos antes do sorteio. De forma que venha se estar pronto para isso, o consorciado deve poupar e, de ainda se informar sobre como as quantias do lance mudam nas assembleias. Para tanto, é natural conversar com pessoas já contempladas com lances no mesmo consórcio.

No lance, há um valor mínimo para oferta, estipulado pela instituição e que consta no contrato. Assim, ele não pode ser o montante de parcelas para vencer, já que o valor é debitado nos próximos pagamentos.

Dessa forma, é importante entender o lance almejar a contemplação nas assembleias de um consórcio.

Assim, com a liberação do valor acordado, o sistema solicitará alguns dados que garantem a quitação do valor que ainda falta. Quando tudo estiver acertado, o contemplado poderá fazer a sua compra ou contatar o serviço desejado.

E aí, se interessou? Conseguiu entender como funciona o sistema de consórcio? Pode ser o meio que você estava procurando para fazer aquela aquisição tão desejada!

Autor: Agência Kalima

Agência de Produção de Conteúdo Web